Treinamento de Diagnóstico Técnico em INJEÇÃO ELETRÔNICA de MOTOCICLETAS

Este treinamento tem o objetivo de ensinar os princípios gerais dos sistemas de injeção eletrônica de motocicletas, a partir de uma metodologia geral, baseado no funcionamento dos diversos componentes, na análise e interpretação do esquema elétrico, as possibilidades de falhas, como o sistema reage, os valores de testes de cada componente, com falhas presentes que tipo de comportamento o motor apresenta, onde o participante irá aprender a diagnosticar falhas que poderão ocorrer nos sensores, atuadores de controle, chicotes elétricos ou unidades de comando.

No decorrer do treinamento será explanada a técnica de funcionamento de todos os sensores e atuadores existentes nos mais diversos sistemas de injeção eletrônica, com o constante uso do multímetro para medições destes componentes, que é ferramenta importantíssima para testes no sistema, e amplo espectro do USO DO OSCILOSCÓPIO em medições no sistema de injeção eletrônica, com parte prática em motocicletas.

Cada participante receberá um manual técnico com 258 páginas de informação técnica do sistema.

  • Funcionamento de sensores;

  • Valores de testes de sensores;

  • Medições dos sensores com multímetro;

  • Imagens dos sinais dos sensores analisados com OSCILOSCÓPIO;

  • Funcionamento dos atuadores;

  • Valores de testes dos atuadores;

  • Medições dos atuadores com multímetro;

  • Imagens dos sinais dos atuadores analisados com OSCILOSCÓPIO;

  • Funções do painel de instrumentos;

  • Valores de testes dos sensores do painel de instrumentos 

  • Medições dos sensores do painel de instrumentos com multímetro;

    • Imagens dos sensores do painel de instrumentos analisados com OSCILOSCÓPIO;​

 

 

 

Apresentação:

  • Princípios gerais de funcionamento do sistema de injeção eletrônica;

  • Funcionamento do motor em função de variáveis (pressão, carga e temperatura);

  • Descrição de sensores e atuadores, testes e valores elétricos dos componentes do sistema de injeção eletrônica;

  • Importância do multímetro e osciloscópio para diagnosticar defeitos em sistemas eletroeletrônicos

 

 

 

Prática sobre Injeção Eletrônica:

  • A parte prática poderá ser efetuada em motocicletas de diferentes marcas e modelos para a habilitação nos mais variados sistemas. Utilização do multímetro, scanner e osciloscópio e estudo de circuitos elétricos;

 

 

 

 

Índice do manual

  • Sistema eletrônico de injeção de combustível

  • Princípio de funcionamento

  • Cuidados especiais com os sistemas eletrônicos

  • Função de autodiagnóstico da UCE para modelos YAMAHA

 

 

  • Tabela dos códigos de falha YAMAHA

  • Autodiagnóstico da UCE através do painel de instrumentos YAMAHA R1, R6 e XT 660R

  • Função de autodiagnóstico para modelos HONDA

 

 

  • Indicação de falhas presentes no sistema

  • Indicação de falhas passadas no sistema

  • Procedimento de aprendizado da borboleta de aceleração na posição FECHADA

  • Tabela dos códigos de falha HONDA

    • Função de autodiagnóstico da UCE para modelos SUZUKI

 

 

 

  • Tabela dos códigos de falha SUZUKI

  • Função de autodiagnóstico da UCE para modelos KAWASAKI

 

 

 

 

 

  • Tabela dos códigos de falha KAWASAKI

  • Função de autodiagnóstico da UCE para modelos KASINSKI

 

 

  • Tabela dos códigos de falha KASINSKI

  • Sensor hibrido

  • Sensor de posição de borboleta de aceleração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Localização dos componentes do corpo de aceleração

  • Sinal do sensor de posição de borboleta em VOLTS DC

  • Testes no sensor de posição de borboleta

 

 

 

 

 

 

 

  • Teste de sensor de posição de borboleta com o OSCILOSCÓPIO

  • Sensores de pressão analógicos

 

 

 

  • Sensor de temperatura de do motor

  • Tabela de valores de TEMPERATURA do motor x TENSÃO do sensor

  • Imagens características do sensor EOT-ECT visualizado com o osciloscópio

  • Sensor de temperatura de ar da admissão

  • Curva de Temperatura do ar x Tensão do sensor IAT

  • Testes no sensor de temperatura de ar da admissão

 

 

 

 

  • Sensor de rotação do motor

  • Valores de medições em HERTZ de sensores de RPM do motor (sensores indutivos)

  • Testes no circuito do sensor de rotação

  • Sensores de rotação do motor e fase de comando por efeito Hall

  • Testes no sensor de rotação do motor Hall

  • Sensor de velocidade VSS por efeito Hall

  • Teste rápido do velocímetro do painel de instrumentos

 

 

 

  • Painel de instrumentos Yamaha YS 250 Fazer

  • Teste do Nível de combustível (mostrador digital por barra)

  • Teste do TACOMETRO do motor

 

 

 

  • Sensor de velocidade VSS por efeito indutivo

  • Teste rápido do sensor de velocidade

  • Sensor de inclinação por efeito Hall

  • Testes no sensor de inclinação

  • Sensores de oxigênio

  • Testes no sensor de oxigênio

 

 

 

  • Bomba elétrica de combustível

  • Tabela de pressão de combustível

  • Valor de consumo de corrente elétrica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Injetor de combustível

 

 

 

  • Ligação do injetor até a UCE do motor

  • Testes no circuito do injetor de combustível

  • Atuador de marcha lenta FID

  • Testes na válvula FID

  • Atuador de marcha lenta por motor de passo a passo

  • Sinal de controle do motor de passo a passo

  • Sistemas de ignição

  • Avanço de ignição

  • Gerador de alta tensão (bobina de ignição)

  • Testes na bobina de ignição

  • Esquema elétrico - Honda Biz 125 ie

  • Esquema elétrico - Honda Lead 110

  • Esquema elétrico - Honda Titan 150

  • Esquema elétrico - Honda Titan 150 MIX

  • Esquema elétrico - Honda CB 300/XRE 300

  • Esquema elétrico - Yamaha YS 250 FAZER e XTZ 250 LANDER

  • Esquema elétrico - Yamaha XT 660R

  • Distribuição dos pinos da UCE do motor - Suzuki GSX 750F após 2007

  • Distribuição dos pinos da UCE do motor - Suzuki DL 1000 VStrom

  • Distribuição dos pinos da UCE do motor - Kawasaki Ninja ZX 6R

  • Distribuição dos pinos da UCE do motor - Kawasaki Ninja 650F

  • Distribuição dos pinos da UCE do motor - Suzuki GSX 750F após 2007

  • Distribuição dos pinos da UCE do motor S&T Motors - Kasinski GT 250R

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