Treinamento de OSCILOSCÓPIO para MOTOCICLETAS

Carga horária: 50 horas (5 DIAS de treinamento INTENSIVO)

Subdivisão da carga horária:

  • Configurações do Osciloscópio: 18hs

  • Diagnóstico avançado de INJEÇÃO ELETRÔNICA com OSCILOSCÓPIO: 30hs 

 

Este treinamento tem o objetivo de ensinar os princípios gerais da correta aplicação do OSCILOSCÓPIO no diagnóstico avançado dos sistemas de injeção eletrônica de MOTOCICLETAS.

No decorrer deste treinamento serão conhecidos TODOS os sensores e atuadores existentes nos mais diversos sistemas de injeção eletrônica, com ações práticas de testes nas MOTOCICLETAS, com o constante uso do multímetro (em todo o decorrer do treinamento), que é ferramenta importantíssima para testes no sistema, E AMPLO ESPECTRO DO USO DO OSCILOSCÓPIO EM MEDIÇÕES NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA.

Índice do manual

Osciloscópio para analise de sinais elétricos

Forma gráfica de um sinal elétrico

O que podemos fazer com um osciloscópio?

Quais controles possuem um osciloscópio típico?

Tipos de ondas

Ondas senóides

Típica onda senoidal (Tensão alternada em 110VAC e 220VAC)

Medição de tensão

Tensão alternada

Amplitude e Frequência do sinal elétrico alternado

Ondas quadradas e retangulares

Típica onda quadrada (tensão 5VDC e 12VDC)

Tensão contínua

Amplitude e Frequência do sinal elétrico contínuo pulsado

Pulso de onda quadrada com 5VDC e 12VDC de amplitude

Pulso de onda quadrada com 12 Hz, 24 Hz e 48 Hz de frequência

Ondas triangulares e dente de serra

Pulsos ou escalas

Período e Frequência

PWM ou Ciclo de trabalho (%)

Freqüência fixa com 50%, 15% e 70% de controle

Sinal PWM com comando NEGATIVO e comando POSITIVO

Pulso com 10%, 20%, 35%, 50%, 75% e 95% de controle NEGATIVO

Pulso com 10%, 20%, 35%, 50%, 75% e 95% de controle POSITIVO

Ajuste de TENSÃO DE BASE ou Sensibilidade vertical (tensão de amostragem)

Sinal de TENSÃO alternada de 10 VAC

Ajustes de tensão com grandeza de 1, 2 e 5

Ajuste de TENSÃO do CH1

Sinal típico com ajuste de tensão incorreto

Sinal típico com ajuste de tensão em 50 volts e 200 volts

Sinal do sensor MAP com ajuste de tensão CORRETO e ajuste de tensão INCORRETO

Ajuste de TEMPO DE BASE ou Sensibilidade horizontal (Velocidade de amostragem)

Seleção de amostragem de 100ms/div e 200ms/div

Ajustes de TENSÃO do CH1 (Tempo/DIV)

Analisando o PULSO DO INJETOR com ajuste correto (1ms/div) e com ajuste de 200µs/div e 100ms/div

Pulso de 5VDC e duração de 1ms/div

Onda senóide de 300VAC e duração de 2ms/div

Sinal com ajuste de tempo em 10ms e 200 ms

Ajuste do gatilho de disparo (função Trigger)

DISPARO POSITIVO (TRIG+) e DISPARO NEGATIVO (TRIG–)

Ajustes, modo, tipo, fonte e direção de varredura do gatilho

Sinal do sensor de RPM (2VAC/20ms) com gatilho no CH1, direção NEG a 7,53V

Sensores de posição de borboleta de aceleração

Testes em bancada do sensor de posição de borboleta

Sensor TPS (CH1) sobreposto com sinal do sensor MAP (CH2)

Sinal do sensor TPS com falha na pista do sensor (1V/500ms)

Sensores de posição de borboleta suplementar de aceleração

Testes em bancada do sensor de posição de borboleta

Sensor TPS (CH1) sobreposto com sinal do sensor MAP (CH2)

Sinal do sensor TPS com falha na pista do sensor (1V/500ms)

Sensor de temperatura

Sensor de temperatura do MOTOR e do AR

Sensores de pressão analógicos

Sinal do sensor MAP durante a partida do motor (1V/500ms)

Sinal do sensor MAP com falha de aterramento, durante rápida aceleração do motor (1V/500ms)

Sinal do sensor MAP + sensor TPS com falha de aterramentos (2V/500ms)  

Sinal do sensor RPM (5VAC) + sensor MAP (500mV/20ms) 

Sinal do sensor MAP (400mV/10ms) + primário da bobina de ignição (20V)

Pulsação de ar dentro do coletor (200mV/20ms) + RPM do motor (10VAC) + primário da bobina (20V)

Sensores de rotação indutivos

Sinal da falha da roda fônica

Tabela de freqüência de sensores de rotação do motor e medidas de resistência elétrica do sensor

Avanço de IGNIÇÃO á 15º APMS + Fase e sequencia de INJEÇÃO

Sinal do sensor RPM (2VAC/10ms)

Sinal do sensor RPM + INJ1 + INJ4

Sensores de movimento por efeito Hall

Resposta do sensor Hall em freqüência (Valores para sensores de RPM e Fase do tipo hall)

Testes no sensor de rotação do motor Hall + Teste do velocímetro do painel de instrumentos

Sensores de detonação

Condições de queima NORMAL e queima ANORMAL da mistura (processo de detonação)

Mapa de controle de correção de avanço de ignição

Ligação do sensor até a UCE do motor e testes no sinal do sensor de detonação (1VAC/2ms)

Sensores de oxigênio

Equação de Nernst e Fator LAMBDA

Constituição interna do sensor de oxigênio

Condição de MISTURA RICA e Condição de MISTURA POBRE

Sensor lâmbda em condições de resposta de leitura lenta

Controle do aquecedor do sensor lambda e teste de consumo da resistência de aquecimento

Sensor de oxigênio em condições de mistura rica e mistura pobre

Sensor de oxigênio em condições de leitura lenta e Sensor de oxigênio travado

Correção do tempo de injeção de combustível (Integrador do sensor HO2S)

Ajuste de combustível a curto prazo (STFT) e Ajuste de combustível a longo prazo (LTFT)

Fatores de correção da mistura na relação ar-combustível

Sinal do sensor de oxigênio com falha de aterramento (200mV/500ms)

Massa do sinal do sensor de oxigênio com falha de aterramento (CH2)

Sinal do sensor de oxigênio com mistura POBRE (200mV/1s)

Sinal do sensor de oxigênio com defeito (200mV/500ms)

Alimentação elétrica do sistema

Ocupação dos pinos e circuito de alimentação da UCE

Testes no rele de alimentação elétrica do sistema e Falhas comuns no sistema de alimentação elétrica

Imagens de quedas de aterramentos do sistema e Queda de tensão na partida do motor

Eletrobomba de combustível

Valor de consumo de corrente elétrica

Manômetro para medição de pressão de combustível

Pressão e vazão de bombas de combustível

Regulador de pressão de combustível a vácuo

Eletroinjetores de combustível

Comutação da BASE do transistor à tensão

EMISSOR do transistor NPN está ligado à massa

COLETOR do transistor NPN está ligado ao injetor

Gráfico do injetor e Pulso de comando do injetor

Pulso do transistor de comando do injetor

Aplicação dos 2 canais do osciloscópio

Analise do B e C do transistor de comando do injetor

Injeção seqüencial baseada em sensor de RPM por efeito Hall + sensor de RPM por efeito Indutivo

Tempo de injeção motor FLEX com gasolina + motor FLEX com etanol

Atuador de marcha lenta por solenóide elétrico

Carga cíclica (%) e Integrador do IACV

Manutenção do atuador IACV + Fases de funcionamento + Teste dinâmico no atuador de marcha lenta

Padrão gráfico do solenóide do atuador de marcha analisados com o osciloscópio

Atuador de marcha lenta por motor de passo a passo

Vazão de ar do motor de passo a passo

Controle da folga entre o eixo do obturador e a chaveta de guia

Valores de resistência e comando do motor de passo a passo

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