Treinamento de Sistemas Eletrônicos de Controle de IGNIÇÃO

Este treinamento tem o objetivo de ensinar os princípios gerais dos sistemas eletrônicos de controle de ignição, baseado no funcionamento das diversas unidades de ignição, na análise de funcionamento e diagnóstico de falhas, onde o participante irá aprender a diagnosticar defeitos que podem ocorrer.

No decorrer do treinamento será explanada a técnica de funcionamento de todos os sistemas de ignição existentes no mercado, com o constante uso do multímetro para medições destes componentes, que é ferramenta importantíssima para testes no sistema, e AMPLO espectro do USO DO OSCILOSCÓPIO em medições no sistema de controle de ignição.

ESTE TREINAMENTO DÁ UMA ÊNFASE INICIAL A DIAGNÓSTICOS E CONSERTOS BÁSICOS NA PARTE DE POTÊNCIA DE IGNIÇÃO DAS CENTRAIS ELETRÔNICAS DE INJEÇÃO, ONDE ESTAREMOS EFETUANDO ESTES TESTES DENTRO DAS PRÓPRIAS CENTRAIS.  

 

 

Conteúdo do treinamento

•         Motores térmicos

•         Sistemas de ignição

•         Princípio de funcionamento do transformador elétrico

•         Geração de alta tensão a partir de tensão DC

•         Gerador de alta tensão (bobina de ignição)

•         Circuito PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO

•         Bobina de ignição convencional

•         Valor da resistência das bobinas de ignição cilíndricas

•         Relação de rotores de ignição

•         Bobina de ignição plástica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Sistemas com controle de ignição transistorizado

•         Lógica de trabalho do transistor DARLINGTON

•         Diagrama esquemático de ligação do estágio de potencia de ignição

•         Como testar um transistor NPN

•         Como testar um transistor PNP

 

 

 

 

 

 

•         Testes de acionamento do transistor com o multímetro

•         Sistemas de ignição transistorizados com controle eletrônico

•         Estágio de potência transistorizado para controle de ignição

•         Gráfico do controle de ignição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Sistemas de controle de ignição eletrônico

•         Controle de ignição dinâmico com estágio de potência dentro da UCE

•         Controle de ignição dinâmico com estágio de potência fora da UCE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Ignição por saturação do circuito primário

•         Ignição por controle de corrente do circuito primário

•         Módulo de ignição de alta potência HEI (High Energy Ignition)

•         Diagrama elétrico do sistema de ignição Delco Multec 700

•         Pinos de comando do módulo HEI

•         Teste de disparo da bobina de ignição

•         Teste do transistor interno do módulo HEI

 

 

 

 

 

 

•         Módulo de ignição TFI (Thickness Film Ignition)

•         Lógica de funcionamento do módulo TFI

•         Imagens do circuito primário do módulo TFI com controle de corrente elétrica

•         Testes no módulo TFI

•         Teste do transistor interno do módulo TFI

 

 

 

 

 

 

 

•         Sistemas de ignição com sensor de rotação por efeito indutivo

•         Descrição das unidades MINI-TSZi (3/5/6/7 pinos)

•         Descrição das unidades Magneti Marelli BKL4A (5 pinos)

•         Teste de disparo da bobina de ignição nas unidades com controle indutivo

•         Padrão de imagens da polaridade do sinal da bobina impulsora

•         Teste do transistor interno dos módulos de ignição transistorizado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Sistemas de ignição com sensor de rotação por efeito Hall

•         Descrição das Unidades TSZ-h (6/7 pinos)

•         Descrição das unidades de 6 pinos TELEFUNKEN, BOSCH e Magneti Marelli

•         Descrição das unidades de ignição TZ (LE Jetronic)

•         Teste de disparo da bobina de ignição nas unidades TSZ-h

•         Teste do transistor interno dos módulos de ignição transistorizado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Estágio de potência de bobinas de 3 pinos (linha VW)

•         Descrição do estágio de potência GM (4 pinos)

•         Descrição do estágio de potência FIAT Magneti Marelli BKL3B ou BKL3BD (7 pinos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Descrição do estágio de potência Volvo 850 2.0, 2.3 Turbo e 2.5 20V (4 pinos)

•         Descrição do estágio de potência Chrysler Stratus com motor 2.5 V6

•         Descrição do estágio de potência Honda Civic 1996 a 1999 (distribuidor marca TEC)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Bosch LE Jetronic)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Bosch Motronic M1.5/M1.5.2)

•         Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Bosch Monomotronic MA1.7)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Magneti Marelli G7)

•         Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema FIC EEC-IV Escort ZETEC)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Teste dinâmico do funcionamento do sistema de ignição

•         Teste do transistor interno das unidades descritas

•         Esquema de ligação do platinado transformado para controle eletrônico

•         Ligação da unidade de ignição EZK com controle eletrônico de avanço de ignição

•         Sistema de ignição estático

•         Sistema de ignição estático (DIS)

•         Gráfico do circuito primário de ignição sistema DIS

•         Ford Fiesta Rocam, GM Celta 1.0, Astra 1.8, Astra 2.0 Flex

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Fiat PÁLIO 1.6 16V e TIPO 1.6 ie

•         GM Vectra-B 8V/16V (motor 2.0/2.2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Citroen XSARA 1.8 16V e XANTIA 1.8, Peugeot 306 1.8 16V

•         Fiat Stilo 8V (motor 1.8) e Mercedes Benz Classe A 160 e 190

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         GM Omega e Suprema (motor 4.1)

•         Ford Ranger e Explorer (motores 3.0 V6 e 4.0 V6)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Alfa Romeo 145 e 155 TS (motor 2.0 16V)

•         GM Corsa Sedan MPFI (motor 1.0 e 1.6)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Subaru Impreza SOHC (motor 1.8) e VW Gol Power com EPC (motor 1.0)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Hyundai Sonata MFI (motor 1.5) e Suzuki Jimny

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         GM Vectra GSi 16V (motor 2.0)

•         Audi A6 (motor ACK 2.8)

•         Audi 100 (motor ABC 2.6 e AAH 2.8)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Bobina de ignição única (COP ou Coil On Plug)

•         BMW 316i (motor E46/164E3), 316i e 318i (motor E46/194E1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•         Fiat STILO 1.8 16V

•         Renault SCENIC RT 1.6 16V, CLIO e MEGANE 1.6 16V

  • Toyota RAV4 2007 (motor 2GF‐FE)

•         VW GOLF Turbo (motor 1.8 AUQ 180 CV) e Fiat MAREA (motor 1.8)

• Honda CIVIC 2000 a 2006 (motores KB, KK, KX, KY, KE, KG e KR)
• Honda NEW CIVIC (motor R18A2)

  • VW Up 1.0 motor CHYA

  • VW Up 1.0 motor CHYA

  • Controle de ignição dentro da UCE para bobina única por cilindro

  • Volvo 960 3.0 V6 1991 a 1997 (motor 6304F)

  • Controle de ignição dentro da UCE para bobina única com monitor de diagnóstico

  • BMW 323i, 325i e 328i

  • ​O Processo de ignição em motores de ciclo OTTO

  • Gráfico do circuito primário de ignição com platinado

  • Gráfico do circuito primário de ignição eletrônico

  • Padrão gráfico do circuito primário de ignição com controle eletrônico

  • Testes no circuito primário

  • Falhas no circuito primário que afetam a alta tensão no secundário

  • Circuito secundário de ignição (circuito de alta tensão)

  • KV de disparo (Tensão de disparo)

  • Fatores que afetam os KV de disparo

  • Tempo de centelha (tempo de queima)

  • KV de centelha (Tensão de queima)

  • Efetuando testes com o osciloscópio

  • Teste do isolamento do circuito secundário da ignição

  • Teste da polaridade da bobina de ignição

  • Relação de defeitos relacionados com a linha de disparo das velas

  • Teste das velas na aceleração rápida (SNAP KV)

  • Falhas mais comuns

  • Ajuste do avanço inicial de ignição

  • Aplicação de UCE do motor

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