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TÉCNICO EM INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL

• Carga horária = 36 horas;

Apresentação:
Este curso tem o objetivo de ensinar os princípios gerais dos sistemas de injeção eletrônica, a partir de uma metodologia genérica, não importando o modelo do veiculo, montadora ou sistema de controle de motor utilizado, e sim a base de funcionamento dos diversos sensores e atuadores elétricos. No decorrer do curso serão conhecidos todos os sensores e atuadores existentes nos mais diversos sistemas de injeção eletrônica.
Complementando esta apresentação, veremos também a correta utilização do multímetro e scanner, ferramentas importantíssimas para fazer testes no sistema, E AMPLO ESPECTRO DO USO DO OSCILOSCÓPIO EM MEDIÇÕES NO SISTEMA.

Teoria sobre Injeção Eletrônica:
- Princípios gerais de funcionamento do sistema de injeção eletrônica;
- Lógica do sistema e possíveis testes dos componentes internos da UCE;
- Funcionamento do motor em função de variáveis (pressão, carga e temperatura);
- Descrição de sensores e atuadores (para que servem, como são feitos, que tipo de sinal processam, como devem ser testados e possíveis falhas).
- Testes e valores elétricos dos componentes do sistema de injeção eletrônica;
- Padrão gráfico dos componentes testados;
- Importância do multímetro e osciloscópio para diagnosticar defeitos em sistemas eletroeletrônicos.

Sensores elétricos
- Sensores potenciométricos:
- Duplo de posição da borboleta de aceleração;
- De posição do pedal do acelerador;
- Sensores de temperatura por resistor térmico:
- De temperatura do motor e do ar admitido;
- De temperatura do óleo diesel do motor;
- De temperatura do óleo lubrificante do motor;
- De temperatura do óleo do câmbio automático;
- Sensores de pressão por extensômetros elétricos:
- De pressão do turbocompressor;
- De pressão atmosférica;
- Sensores de vazão:
- De massa de ar por fio aquecido;
- De massa de ar por filme aquecido;
- Sensores de velocidade por efeito indutivo:
- De rotação e PMS do motor;
- De fase do comando de válvulas do motor;
- De velocidade do sistema ABS;
- De velocidade para o sistema de transmissão automática;
- Sensores de velocidade por efeito Hall:
- De rotação e PMS do motor;
- De fase do comando de válvulas do motor;

Atuadores elétricos
- Atuadores piezelétricos:
- Eletroinjetor diesel;
- Atuadores por solenóide elétrico:
- Eletroinjetor de diesel;
- Vãlvula reguladora de diesel.
- Estudo de circuitos elétricos;
- Importância dos sistemas de controle eletrônico do motor na diminuição de emissão de gases e sistemas de emissões evaporativas;

Prática sobre Injeção Eletrônica:
A parte prática poderá ser efetuada em veículos de diferentes marcas e modelos para a habilitação nos mais variados sistemas. Serão realizados diversos testes para a melhor assimilação do conteúdo, sendo também importante a visualização e conhecimento dos componentes. Utilização do multímetro, scanner e osciloscópio.


Equipamentos utilizados:
- Interpretação de esquemas elétricos;
- Multímetro;
- Osciloscópio de baixa tensão;
- Scanner;
- Década resistiva;
- Lâmpadas de teste de circuitos

 

 

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