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SISTEMAS DE IGNIÇÃO

• Carga horária = 18 horas.

Habilitar o participante a compreender o funcionamento dos diversos tipos de sistemas de ignição. (Faz-se necessário já ter o curso técnico de injeção e de multímetro).

Programa do curso:

Motores térmicos
Sistemas de ignição
Princípio de funcionamento do transformador elétrico
Geração de alta tensão a partir de tensão DC
Gerador de alta tensão (bobina de ignição)
Circuito PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO
Bobina de ignição convencional
Valor da resistência das bobinas de ignição cilíndricas
Relação de rotores de ignição
Bobina de ignição plástica
Sistemas de controle de ignição por platinado
Ângulo de permanência
Procedimento para a identificação do circuito identificado com ou sem pré-resistor
Sistemas com controle de ignição transistorizado
Lógica de trabalho do transistor
Diagrama esquemático de ligação do estágio de potencia de ignição
Como testar um transistor NPN
Como testar um transistor PNP
Testes de acionamento do transistor com o multímetro
Sistemas de ignição transistorizados com controle eletrônico
Estágio de potência transistorizado para controle de ignição
Gráfico do controle de ignição
Sistemas de controle de ignição eletrônico
Controle de ignição dinâmico com estágio de potência dentro da UCE
Controle de ignição dinâmico com estágio de potência fora da UCE
Ignição por saturação do circuito primário
Ignição por controle de corrente do circuito primário
Módulo de ignição de alta potência HEI (High Energy Ignition)
Diagrama elétrico do sistema de ignição Delco Multec 700
Pinos de comando do módulo HEI
Teste de disparo da bobina de ignição
Teste do transistor interno do módulo HEI
Medições no módulo HEI
Relação de defeitos causados pelo módulo HEI
Módulo de ignição de potência TFI (Thickness Film Ignition)
Lógica de funcionamento do módulo TFI
Padrão de imagens do circuito primário do módulo TFI com controle de corrente elétrica
Testes no módulo TFI
Teste do transistor interno do módulo TFI
Sistemas de ignição com sensor de rotação por efeito indutivo
Descrição das unidades MINI-TSZi (3 pinos)
Descrição das unidades MINI-TSZi (5 pinos)
Descrição das unidades MINI-TSZi (5 pinos)
Descrição das unidades MINI-TSZi (6 pinos)
Descrição das unidades MINI-TSZi (6 pinos)
Descrição das unidades MINI-TSZi (7 pinos)
Descrição das unidades Magneti Marelli BKL4A (5 pinos)
Descrição das unidades LUCAS (5 pinos)
Teste de disparo da bobina de ignição nas unidades com controle indutivo
Padrão de imagens da polaridade do sinal da bobina impulsora
Teste do transistor interno dos módulos de ignição transistorizado
Sistemas de ignição com sensor de rotação por efeito Hall
Descrição das Unidades TSZ-h (6 pinos)
Descrição das Unidades TSZ-h (7 pinos)
Descrição das unidades de 6 pinos TELEFUNKEN, BOSCH e Magneti Marelli
Descrição das unidades de ignição TZ (LE Jetronic)
Teste de disparo da bobina de ignição nas unidades TSZ-h
Teste do transistor interno dos módulos de ignição transistorizado
Estágios de potência de ignição para sistemas de controle eletrônico de motor 
Estágio de potência VW (3 pinos)

Descrição do estágio de potência GM (4 pinos)

Descrição do estágio de potência FIAT Magneti Marelli BKL3B ou BKL3BD (7 pinos)

Descrição do estágio de potência Volvo 850 2.0, 2.3 Turbo e 2.5 20V (4 pinos)

Descrição do estágio de potência Chrysler Stratus com motor 2.5 V6

Descrição do estágio de potência Honda Civic 1996 a 1999 (distribuidor marca TEC)

Descrição do estágio de potência Hyundai Sonata com motor 3.0 V6 (3 pinos)

Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Bosch LE Jetronic)

Teste dinâmico do funcionamento do sistema de ignição
Teste do transistor interno da UCE Bosch LE Jetronic                                                                      
Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Bosch Motronic M1.5/M1.5.2)
Teste dinâmico do funcionamento do sistema de ignição
Teste do transistor interno da UCE Bosch M1.5
Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Bosch Monomotronic MA1.7)
Teste dinâmico do funcionamento do sistema de ignição
Teste do transistor interno da UCE Bosch M1.5
Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema Magneti Marelli G7)
Teste dinâmico do funcionamento do sistema de ignição
Teste do transistor interno da UCE Magneti Marelli G7
Visual do diagrama elétrico interno de ignição (Sistema FIC EEC-IV Escort ZETEC)
Teste dinâmico do funcionamento do sistema de ignição
Teste do transistor interno da UCE FIC EEC-IV Escort ZETEC
Esquema de ligação do platinado transformado para controle eletrônico
Esquema de ligação da unidade de ignição EZK com controle eletrônico de avanço de ignição
Testes gerais nos sistemas de ignição
Ligação dos pinos da bobina impulsora
Gráfico da bobina indutiva com polaridade CORRETA
Resistência elétrica da bobina impulsora
Defeitos relacionados com a bobina de ignição
Intercambio de unidades de ignição
Sistema de ignição estático
Bobina de ignição RUV
Sistema de ignição estático (DIS)
Gráfico do circuito primário de ignição sistema DIS
Medição do tempo de carga da bobina de ignição
Controle de ignição incorporado a UCE (Várias montadoras)
Ford Fiesta Rocam, GM Celta 1.0, Astra 1.8, Astra 2.0 Flex, Fiat PÁLIO 1.6 16V e TIPO 1.6 ie
GM Vectra-B 8V/16V (motor 2.0/2.2), Citroen XSARA 1.8 16V e XANTIA 1.8 e Peugeot 306 1.8 16V
Fiat Stilo 8V (motor 1.8) e Mercedes Benz Classe A 160 e 190
GM Omega e Suprema (motor 4.1) e Ford Ranger e Explorer (motores 3.0 V6 e 4.0 V6)
Controle de ignição dentro da UCE para bobina única com duas velas
Alfa Romeo 145 e 155 TS (motor 2.0 16V)
Controle de ignição fora da UCE para bobina dupla
GM Corsa Sedan MPFI (motor 1.0 e 1.6)
Subaru Impreza SOHC (motor 1.8) e VW Gol Power com EPC (motor 1.0)
Hyundai Sonata MFI (motor 1.5) e Suzuki Jimny
GM Vectra GSi 16V (motor 2.0)
Audi A6 (motor ACK 2.8)
Audi 100 (motor ABC 2.6 e AAH 2.8)
Bobina de ignição única (COP ou Coil On Plug)
Controle de ignição DENTRO da UCE para bobina única “ÍN-PACK”
BMW 316i (motor E46/164E3), 316i e 318i (motor E46/194E1) e Fiat STILO 1.8 16V
Controle de ignição DENTRO da UCE para bobina única por cilindro
Renault SCENIC RT 1.6 16V, CLIO e MEGANE 1.6 16V, e Toyota RAV4 2007 (motor 2GF-FE)
Controle de ignição FORA da UCE para bobina única por cilindro
VW GOLF Turbo (motor 1.8 AUQ 180 CV) e Fiat MAREA (motor 1.8)
Honda CIVIC 2000 a 2006 (motores KB, KK, KX, KY, KE, KG e KR)
Honda NEW CIVIC (motor R18A2)
Controle de ignição dentro da UCE para bobina única por cilindro
Volvo 960 3.0 V6 1991 a 1997 (motor 6304F)

Controle de ignição dentro da UCE para bobina única com monitor de diagnóstico

BMW 323i, 325i e 328i
O Processo de ignição em motores de ciclo OTTO
Gráfico do circuito primário de ignição com platinado
Gráfico do circuito primário de ignição eletrônico
Padrão gráfico do circuito primário de ignição com controle eletrônico
Testes no circuito primário
Falhas no circuito primário que afetam a alta tensão no secundário
Circuito secundário de ignição (circuito de alta tensão)
KV de disparo (Tensão de disparo)
Fatores que afetam os KV de disparo
Tempo de centelha (tempo de queima)
KV de centelha (Tensão de queima)
Efetuando testes com o osciloscópio
Teste do isolamento do circuito secundário da ignição
Teste da polaridade da bobina de ignição
Relação de defeitos relacionados com a linha de disparo das velas
Teste das velas na aceleração rápida (SNAP KV)
Falhas mais comuns
Ajuste do avanço inicial de ignição
Aplicação de UCE do motor

 

 

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